A Volta da Peste Negra
A doença do fim dos tempos, que é conhecida por dizimar mais de 30 milhões de pessoas no século 14, a peste negra ou peste bubônica volta a assustar a humanidade. Desde o final de 2014 a Organização Mundial de Saúde (OMS) está em alerta após surgirem casos da doença registrados em Madagascar, ilha situada ao sul da África.
A peste negra é assim denominada, por causa de um dos sintomas ser o surgimento de bulbos, buracos cheios de pus além de necrose na pele.
Causada por uma bactéria encontrada em roedores e transmitida por pulgas, a peste negra tem dois estágios. O primeiro, possível de ser curado, deve ser diagnosticado em seus primeiros dias e tratado à base de antibiótico. Já o segundo é a pneumônica, quando a bactéria atinge os pulmões. Neste segundo caso, os doentes podem morrer até 24 horas após a infecção. Dados da OMS dão conta de que 8% dos casos avançam para esse estágio.
A Peste, foi considerada erradicada há mais de dois séculos. De acordo com especialistas, a peste já se espalhou por Antananarivo, capital de Madagascar. As regiões mais afetadas são as de favelas, que no país africano são densamente povoadas. Até o final de 2014 foram confirmados 119 casos, sendo que 40 deles terminaram com morte. O principal modo de combater a doença é o saneamento básico, além de condições de higiene dignas para evitar a proliferação de pulgas e outros parasitas.
fonte: http://www.dm.com.br/cidades/2015/02/peste-negra-volta-assustar-o-mundo.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário